I Encontro Técnico-Científico

Primeiro Encontro Técnico-científico aborda a formação continuada na temática da Acessibilidade da Inclusão no Ensino Superior.

O Primeiro Encontro Técnico-científico do projeto em rede “Acessibilidade no Ensino Superior” do Observatório da Educação (OBEDUC) foi realizado no câmpus da UNESP de Marília. O principal objetivo foi ​possibilitar formação continuada a pesquisadores e bolsistas, com vistas à articulação da produção de conhecimentos sobre a inclusão educacional, social e cultural de pessoas com deficiência na Universidade.
Sob a coordenação das professoras Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, e Lúcia Pereira Leite, da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, o encontro estendeu-se pelos meses de março, abril, maio, junho e novembro de 2014.

O evento teve início no dia 24 de março, com a realização de uma reunião com os membros do grupo de pesquisa. No dia 31 do mesmo mês, foram apresentados estudos e metodologias em pesquisas na Pós-Graduação. No dia 28 de abril, o pesquisador Elsie Péres Serrano, da Universidade de Holgín, de Cuba, conduziu uma palestra intitulada “Educação Inclusiva em CUBA: relato de experiência no contexto universitário​”​. Entre os dias 28 e 30 de maio, a pesquisadora Andrea Viera, da Universidade da República, do Uruguai, contribuiu com a palestra “Curso de Extensão: as contribuições da pesquisa-ação para os estudos sobre o INDEX na Educação”. Na mesma data, foram realizadas doze atividades presenciais e seis atividades práticas. No dia 23 de Junho, foi a vez do pesquisador David Antônio Rodrigues, do Instituto Jean Piaget, de Portugal, conduzir a palestra “Educação Inclusiva: usar antes demais o que se sabe”.

O Primeiro Encontro terminou com a realização da Reunião Técnica “Projetos OBEDUC” e da avaliação das atividades desenvolvidas, nos dias 20 e 21 de novembro, respectivamente.

Verifique a programação do evento.