II Encontro Técnico-Científico

Segundo Encontro Técnico-científico do OBEDUC amplia debate sobre políticas públicas de inclusão e acessibilidade

Entre os dias 19 e 22 de novembro de 2014, no campus da UNESP de Bauru, o Observatório da Educação (OBEDUC) realizou seu segundo encontro técnico-científico. O evento teve como objetivo promover o debate e a reflexão sobre as políticas públicas de inclusão e de acessibilidade educacional de pessoas com deficiência, com intuito de estimular ações afirmativas para a superação de barreiras que dificultam e/ou impedem a participação dessas pessoas no Ensino Superior.
Coordenaram o encontro as professoras Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, e Lúcia Pereira Leite, da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru.
No primeiro dia, foi realizada a Reunião Técnico-científica, com os coordenadores dos núcleos de pesquisa do OBEDUC das Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC), Federal de São Carlos (UFSCar) e a Estadual Paulista (UNESP).

No segundo dia, foram realizadas várias palestras, a começar com a de José Brás Barreto de Oliveira, coordenador da Comissão de Acessibilidade da UNESP, “Políticas afirmativas de acessibilidade e inclusão na UNESP”. Houve ainda, entre outras, “Acessibilidade e inclusão de alunos estudantes com deficiência na Universidade: desafios atuais”, ministrada pela professora Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, da UNESP de Marília; “Análise de políticas públicas de inclusão no ensino superior e produção de mídias instrumentais radiofônicas”, com o professor Carlo José Napolitano, da UNESP de Bauru; “O letramento de alunos surdos na Universidade”, com a pesquisadora Ana Paula Berberian Vieira da Silva, da Universidade Tuiuti, de Curitiba.

O terceiro dia seguiu com outras discussões, tais como “Políticas Educacionais sobre inclusão e acessibilidade no Ensino Superior: relato de experiência na UFScar”, com a professora Rosimeire Maria Orlando da Universidade Federal de São Carlos; “Análise da política e gestão universitária pós LDB 1996″, com o professor José Luiz, da UNESP de Araraquara; “Análise e reflexão sobre o currículo nos cursos de formação inicial de professores e as políticas públicas de educação superior no Brasil”, com a professora Silmara Sartoreto de Oliveira, da Universidade Estadual de Londrina.
O encontro encerrou-se no quarto dia, com a reunião técnico-científica sobre possibilidades de ampliar a parceria com universidades estrangeiras.

Acesse a programação do encontro (.docx 654Kb)

Acesse as palestras do encontro