III Encontro Técnico-Científico

Terceiro Encontro Técnico-científico promove debate sobre acessibilidade no ensino superior.

Nos dias 19 e 21 de novembro de 2015, o Campus da UNESP de Marília abrigou o Terceiro Encontro Técnico-científico do Observatório da Educação (OBEDUC). O evento teve como objetivo ​favorecer o debate sobre as políticas públicas e práticas inclusivas voltadas à inclusão de acessibilidade educacional de pessoas com deficiência no Ensino Superior. A reunião também serviu para o compartilhamento dos resultados de estudos que versam sobre políticas públicas de inclusão; avaliação da acessibilidade e desenvolvimento de produtos comunicacionais; promoção da integração da equipe que atua no projeto em Rede “Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior” e discussão de avanços e/ou dificuldades na realização dos estudos em desenvolvimento no projeto em rede.

Os destaques do primeiro dia do encontro foram as palestras “Análise das condições de permanência de estudantes com deficiência na universidade”, com a professora Lucia Pereira Leite, da UNESP de Bauru, e “A Inserção da disciplina de Libras nas licenciaturas da Unesp”, com a professora Claudia Regina Mosca Giroto, da UNESP de Marília.

O segundo e último dia do evento foi focado no debate sobre a educação inclusiva, tal como na palestra “Políticas Educacionais sobre inclusão e acessibilidade no Ensino Superior: relato de experiência na UFScar”, ministrada pela professora Rosimeire Maria Orlando, da Universidade Federal de São Carlos.
Coordenaram o encontro as professoras Sandra Eli Sartoreto Martins, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, e Lúcia Pereira Leite, da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru.

Acesse a programação do encontro (.docx 604Kb)