IV Encontro Técnico-Científico

Quarto Encontro Técnico-científico do OBEDUC ampliou a participação de seus colaboradores no debate sobre acessibilidade no ensino superior

No dia primeiro de junho de 2016, a Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, em São Carlos, recebeu a quarta edição do encontro técnico científico do OBEDUC. O objetivo foi promover o debate e a reflexão sobre as políticas públicas de inclusão de acessibilidade educacional de pessoas com deficiência, com vistas à promoção de ações afirmativas para a superação de barreiras que dificultam a participação de pessoas com deficiência no Ensino Superior.

Durante o evento foram compartilhados os resultados de estudos que versam sobre políticas públicas de inclusão, avaliação da acessibilidade e desenvolvimento de produtos comunicacionais. Houve também a promoção da integração da equipe que atua no projeto em Rede “Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior” e a discussão avanços e das dificuldades na realização dos estudos em desenvolvimento no projeto em rede
Colaboradores da UFSCar tiveram papel de destaque no evento para discutir a acessibilidade naquela universidade. Os destaques foram as palestras “Incluir e Prover: ações de acessibilidade na UFSCar”, com a técnica-administrativa Ligia Maria Silva e Souza , da Biblioteca Comunitária da UFSCar, e “Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade”, com a professora Rosimeire Maria Orlando, coordenadora do INCLUIR – Núcleo de Acessibilidade da UFSCar.

O encontro possibilitou aos participantes do Projeto em Rede Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior o compartilhamento de suas pesquisas. Em relação às pesquisas desenvolvidas individualmente, versaram sobre o assunto a professora Suely Maciel, da UNESP de Bauru, e o professor José Luis Bizelli, da UNESP de Araraquara. Os pós-graduandos da UNESP Ana Paula Camilo Ciantelli, Wellington Anselmo Martins e Joice Emanuele Munhoz Cicilino, e da USP Duarte Ribeiro Muttão, também tiveram espaço para divulgar suas pesquisas.

Coordenaram o evento as professoras Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília, Lúcia Pereira Leite, da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru, e Rosimeire Maria Orlando, do Departamento de Psicologia da UFSCar.

Acesse a programação do encontro (.docx 112Kb)