Bolsistas

Bolsistas de Doutorado

Maíra Darido da Cunha


Maíra Darido da Cunha
Doutoranda e Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP na linha de pesquisa Política e Gestão Educacional. Graduada em bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela UNESP e em Pedagogia pela Uninove. Especialista em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano e em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo USP. Desenvolve pesquisas na área de políticas educacionais, TICs, educação para cidadania, acessibilidade e gestão educacional.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Bolsistas de Mestrado

Adriana Leal Brum Silva


Adriana Leal Brum Silva
Graduada em Pedagogia, Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (UNISUL) e Licenciatura em Ciências (UNISUL), com especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica (ISEPG) e pós-graduada em Fundamentos Curriculares da Educação Inclusiva (UDESC). Mestranda no programa de Pós-graduação em Linguística na área de Teoria e Análise Linguística, Cognição e Uso, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora dos anos iniciais na rede estadual de Santa Catarina, em Florianópolis. Bolsista no projeto Observatório da Educação do Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (OBEDUC) – “Acessibilidade no Ensino Superior: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão”.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Ana Paula Siltrão Bacarin


Ana Paula Siltrão Bacarin
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente é da Universidade Estadual de Maringá.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Joice Emanuele Munhoz Cicilino


Joice Emanuele Munhoz Cicilino
Mestranda em Educação Escolar pela FCLAR – UNESP/ Araraquara. Possui graduação em Pedagogia (2007) pelo Centro Universitário UniSEB/ COC e especialização em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atualmente é Professora na rede Municipal de Ribeirão Preto e Professora Tutora Presencial no curso de Pedagogia na Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva; educação especial; formação de professores; educação a distância.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Juliana Cavalcante de Andrade Louzada


Juliana Cavalcante de Andrade Louzada
Atualmente é graduada em Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuando principalmente nos seguintes temas: saúde,qualidade de vida, treinamento físico individualizado, educação física escolar e educação especial.Acessar o currículo Lattes (link externo)

Leonardo Devito Costa


Leonardo Devito Costa
Fonoaudiólogo com experiência em audiologia e linguagem. Atualmente mestrando no Programa Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná em Curitiba.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Melaine Duarte Ribeiro Muttão


Melaine Duarte Ribeiro Muttão
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (2013). Graduação interrompida em 2007 em Matemática Aplicada a Negócios (Bacharelado) – FEA e FFCLRP – Universidade de São Paulo USP. Graduação interrompida em 2002 em Engenharia Agronômica (Licenciatura e Bacharelado) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo – USP. Atualmente atua profissionalmente como Educadora de Creche PEB I (funcionária concursada efetiva) na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Natália Gavaldão


Natália Gavaldão
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós graduação em Psicopedagogia e Educação Especial Inclusiva. Atualmente atua na área de Educação básica, com ênfase na alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental através do trabalho desenvolvido como professora na rede Municipal de Bauru. Participa como bolsista do projeto em rede intitulado Acessibilidade no Ensino Superior: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão , financiado pelo Programa Observatório da Educação (Edital nº 49/12 OBEDUC/CAPES). Aprovada no Programa de Pós Graduação em Educação Especial na UNESP de Marília.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Wellington Anselmo Martins


Wellington Anselmo Martins
Mestrando em Comunicação. Graduado em Filosofia. Trabalhou como professor, nível médio e universitário. É colunista de política em dois jornais. E pesquisador-bolsista, pela UNESP.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Bolsistas – Professores da Rede

Fernanda Oscar Dourado Valentin


Fernanda Oscar Dourado Valentin
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) com Habilitação em Educação Especial (Def. Auditiva e Def. Intelectual) e mestrado em Educação, na linha Educação Especial no Brasil pela mesma universidade, com pesquisa na área da Deficiência Intelectual, Avaliação da aprendizagem escolar e Formação de professores. Atualmente é membro bolsista do Programa Observatório em Educação (Obeduc/Capes) no projeto Acessibilidade no Ensino Superior na Unesp/Marília.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Jaqueline Maria Bertoncini Toppan


Jaqueline Maria Bertoncini Toppan
Possui graduação em Pedagogia Habilitação em Deficiência Auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986) e mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2009). Atualmente atua como professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – Educação Especial e tb como professora no curso de Pedagogia da FAIP – Marília – SP. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Educação Experiente em EAD.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

João Henrique Bonini do Nascimento


João Henrique Bonini do Nascimento
Atua como professor PEB II OFA categoria F da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como Professor Interlocutor de Libras. Atuou também como intérprete de Libras na Etec Antônio Devisate, trabalhando pela entidade sem fins lucrativos AME – Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais e como tradutor/intérprete educacional de Libras na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Marília, pela empresa Educalibras. É pós graduado em LIBRAS pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, no Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Inglesa e na área da Educação Especial no ensino de alunos com surdez e no ensino de Língua Brasileira de Sinais.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Luciana Aparecida da Cunha


Fernanda Oscar Dourado Valentin
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru (2008).Pós graduação em Educação Infantil e Psicopedagogia. Atualmente é professor de Educação Básica do Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase do Ensino Infantil e Educação Fundamental I. Participa como bolsista e secretáriado projeto em rede intitulado Acessibilidade no Ensino Superior: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão , financiado pelo Programa Observatório da Educação (Edital nº 49/12 OBEDUC/CAPES).
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Marcília Correa de Souza


Marcília Correa de Souza
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Habilitações nas áreas de educação especial: Deficiência Visual, Auditiva e Física 2006. Curso de Especialização em LIBRAS. Carga horária: 400 horas Faculdades Integradas Urubupungá FIU 2010. Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especialização: Área de Deficiência Auditiva, Área do Conhecimento Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp Marília SP 2011.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Maria Cristina de Paula Bastos


Maria Cristina de Paula Bastos
Formação Acadêmica em Licenciatura Pedagogia – Universidade de Marília Unimar e Letras pelo Instituto Piaget
Pós Graduada em Educação Especial inclusiva / Libras – Faculdade Educacional da Lapa e Educação Especial Inclusiva – Uniasselvi-Sociedade de Pós Graduação Ltda. Em: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Deficiência Intelectual; Deficiência Física. Cursos Complementares: dificuldade de Aprendizagem Escolar; Sem Preconceito; As Artimanhas da Educação Social; Capacitação Alfabetização e Letramento. Perfil: empreendedora, proativa, comunicativa e objetiva.
Experiência Profissional: Prefeitura de Garça – Professora de Educação Infantil; Governo do Estado de São Paulo–Professora Educação Especial / Ensino fundamental e Médio;
Senai José Polizotto – Professora Educação Especial / Interprete de libras.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Patricia Godoi


Patricia Godoi
Atuo como Professora Interlocutora de Libras. Possuo Pós em Libras e Metodologia em Língua Portuguesa para surdos e formada em Pedagogia pela Faculdade Faccat-SP em 2010. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. E aperfeiçoamento com o curso básico e avançado de LIBRAS. Já realizei trabalhos como monitoramento de crianças, na creche, e em APAEs.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Rubia Carla Donda da Silva


Rubia Carla Donda da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Campus de Marília (2007), Especialização em Atendimento Educacional Especializado: Área da Deficiência Auditiva pela “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Campus de Marília (2012) e Pós-graduação “latu sensu” em Educação Inclusiva pela UNISEB Ribeirão Preto (2012) . Atua como Professora de Educação Básica I pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e como Professora de Educação Especial pela Secretaria Municipal da Educação do município de Bauru. Já atuou como Tutora a Distância do curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado promovido pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília em parceria com o MEC e a UAB (2008-2011) e como Professora de Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria Municipal da Educação do município de Bauru (2011-2012).
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Sandra Pottmeier


Sandra Pottmeir
É graduada em Letras (Licenciatura – Língua Portuguesa/Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006), Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007), Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009), Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (2010). Participou como discente colaboradora dos grupos de pesquisa: Escrever na escola e a questão da autoria; Discurso em questões educativas na linha de Discurso e Práticas Educativas, atual linha de Linguagem e Educação do PPGE/FURB (2007-2010). Atuou como docente colaboradora na Unidade SENAI-Blumenau/SC, ministrando aulas na disciplina de Comunicação Oral e Escrita em nível de Ensino Técnico (2014). Foi consultora ad hoc integrando a Banca Avaliadora das Proposições dos Planos de Gestão Escolar das Unidades Escolares da Educação Básica e Profissional na rede Estadual de Ensino pela FEPESE-UFSC/SED-SC (2014). É docente concursada e integra o quadro do magistério do Estado de Santa Catarina, atualmente: ministra aulas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa; orientou os estudos no Curso de Formação Continuada para Docentes que atuam no Ensino Médio – Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM/MEC-UFSC-SED/SC), na Escola de Educação Básica Padre José Maurício, município de Blumenau/SC. Docente e revisora colaboradora em nível de Pós-Graduação (Lato Sensu) no Centro Universitário Leonardo da Vinci – Campus Indaial/SC. Membro da Equipe Editorial do Periódico Revista Técnica CENSUPEG (Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação). Atua na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: letramento, cultura escrita, discurso, formação de professores, inclusão, mídias, educação a distância.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Bolsistas de Iniciação Científica

Ana Carla Araujo Adorne


Ana Carla Araujo Adorne
Possui ensino-medio-segundo-graupela ETEc Polivalente de Americana(2010). Graduação em andamento em Psicologia.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Anne Caroline Santana Iriarte


Anne Caroline Santana Iriarte
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2012). Graduanda em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS / Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Araceli Lenho Molino de Aguiar


Araceli Lenho Molino de Aguiar
Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Estadual Presidente Castelo Branco(1996). Tem experiência na área de Letras.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Carolina Fernandes Carvalho


Carolina Fernandes Carvalho
Discente no Curso de Graduação em Ciências Sociais na UNESP – FFC, campus de Marília. É integrante e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Estudos Agrários e Ambientais – CPEA cadastrado no CNPq e pertencente a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília. Bolsista PIBIC/CNP.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Isadora Almeida Garla


Isadora Almeida Garla
Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Esquema Único(2011) e Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Janna Battistella


Janna Battistella
Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Bolsista de iniciação científica com o subprojeto do seguinte título: Proposta de construção de um banco de dados sobre alunos com deficiência na Universidade Federal de São Carlos. (Subprojeto do Projeto em Rede Acessibilidade no Ensino Superior CAPES/OBEDUC Edital 49/2012)
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Jane Assunção Brunhara


Jane Assunção Brunhara
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Guarulhos(1995). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia. Graduação em andamento em Fonoaudiologia Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Jessica do Amaral


Jessica do Amaral
Possui ensino-medio-segundo-grau pela E.E Attília Prado Margarido(2011).
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Jessica Roberta da Silva Corrêa


Jessica Roberta da Silva Corrêa
Possui ensino-medio-segundo-grau pela Sistema de Ensino Poliedro (2009) . Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

João Pedro Pavanin Del Arco


João Pedro Pavanin Del Arco
Possui ensino-medio-segundo-graupelo Espaço Livre Ensino Médio(2012). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Graduação em andamento em Comunicação Social – Jornalismo. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Jonatas Rodrigues Medeiros


Jonatas Rodrigues Medeiros
Graduando em Letras – Libras (licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (2015). Graduando em Ciência Política (bacharelado) pela Uninter (2014). Tradutor Intérprete de Libras certificado pela UFSC/MEC. Atualmente é tradutor intérprete na Universidade Federal do Paraná, onde realiza traduções de textos acadêmicos para a língua de sinais; atua como intérprete do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) e demais setores da universidade. É aluno bolsista de Iniciação Científica que pesquisa a “Acessibilidade de materiais didáticos para alunos Surdos do ensino superior” e integrante do projeto de pesquisa sobre “Aquisição de Libras como segunda língua por ouvintes”. Trabalha na tradução de textos artísticos e literários, com experiência de tradução cultural em peças teatrais, poemas e filmes. Entre 2010 e 2014 atuou como intérprete no Ensino Fundamental e Médio pela Secretária de Educação do Estado do Paraná, no mesmo período prestou serviços como intérprete para o ensino superior no Grupo Uninter, Faculdade Inspirar e na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência com tradução de aulas em EaD, traduções de instrumentos de avaliação, sites, vídeos institucionais, plataformas e Tv.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Júlia de Souza Lopes


Júlia de Souza Lopes
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o grupo de terapeutas no Projeto de Extensão Clínica Intercultural, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC) da Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Psicologia. É também bolsista de iniciação científica do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED) da mesma universidade, no qual trabalha em pesquisa e produção acadêmica sobre Surdocegueira no Ensino Superior.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Kemely Palmeiro


Kemely Palmeiro
Meu nome é Kemely, sou graduanda em Fonoaudiologia. Meu principal interesse é na área educacional, com estimulação e otimização do desenvolvimento da linguagem oral e escrita desde a Educação Infantil até a Universidade, bem como, com ações voltadas ao público da Educação Especial.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Lysa Duarte Cavalcante


Lysa Duarte Cavalcante
O ingresso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul aconteceu em fevereiro de 2013, no curso de Pedagogia Licenciatura. Comecei minha jornada acadêmica me dedicando a procurar uma área de atuação da qual pudesse focar meus estudos sobre determinado assunto, no mesmo semestre comecei meus estudos na área de Educação Especial, coordenados pela professora Drª. Alexandra AyachAnache. Foram feitos estudos sobre no campo de educação especial e realizado um projeto com a titulação: Acessibilidade e inclusão na UFMS ao aluno com necessidades educacionais especiais no ano de 2013. Em 2014 participei do projeto da ONEESP em sua etapa final, o projeto buscou realizar estudos sobre as salas de recursos multifuncionais no estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente estou cursando o 5º semestre de Pedagogia, com estudos voltados à área de educação especial e acessibilidade.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Matheus Ferreira


Matheus Ferreira
Possui ensino-medio-segundo-graupelo colégio Centro Vocacional Legionários de Cristo E.F.M(2012). Graduação em andamento em Comunicação Social – Jornalismo. 
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Acessar o currículo Lattes (link externo)

Mayara Yasmin Aguiar da Silva


Mayara Yasmin Aguiar da Silva
Ensino Fundamental e Médio completo. Concluído Comunicação Social – Jornalismo em 2013, pela UNINOVE – Universidade Nove de Julho – Campus Vergueiro . Cursando Ciências Sociais 2015 pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho- Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Trabalhei como Auxiliar Administrativo.

Paola Ramos Afonso


Paola Ramos Afonso
Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educacional Convívio(2010). Tem experiência na área de Comunicação. Graduação em andamento em Comunicação Social – Relações Públicas. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Patrícia Aparecida Monico


Patrícia Aparecida Monico
Faz Licenciatura em Educação Especial, com experiência na pesquisa em classe hospitalar e trabalhando atualmente com acessibilidade no ensino superior.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Patricia Tusset da Silveira


Patricia Tusset da Silveira
Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Alpha Objetivo(2009). Tem experiência na área de Fonoaudiologia. Graduação em andamento em Fonoaudiologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Samara Cristina Ferreira da Costa


Samara Cristina Ferreira da Costa
Estudante na instituição de ensino UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, SP no curso de Licenciatura em Educação Especial, apta para atuar em atendimento educacional especializado de qualidade, compor equipes escolares contribuindo com planejamento e ações pedagógicas específicas, atuar em equipes multidisciplinares, prestar assessoria acerca da temática da educação especial, além da atuação em outros contextos, lidando com questões familiares, laborais, recursos humanos, classe hospitalar, órgãos públicos e privados, laboratórios de pesquisa e universidades.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Tatiana Olivetto Maranhão Broetto


Tatiana Olivetto Maranhão Broetto
Possui ensino médio – segundo grau pelo colégio La Salle (2011). Atualmente é graduando da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP- Campus de Bauru.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Victor Dantas De Maio Martinez


Victor Dantas De Maio Martinez
Graduando em Comunicação Social – Jornalismo, pela Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Bauru, desde 2014.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Vitória Alves de Sá


Vitória Alves de Sá
Graduanda do curso de Comunicação Social – Relações Públicas- UNESP- Bauru.
Acessar o currículo Lattes (link externo)

Walquíria Peres de Amorim


Walquíria Peres de Amorim
Graduanda do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Acessar o currículo Lattes (link externo)