Pesquisadores

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins


Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Tem experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão atuando com os seguintes temas: Educação Especial, Formação de Professores, Educação Inclusiva e Surdez. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI/Cnpq (Grupo de estudos e pesquisa em Deficiência e Inclusão) e coordena o Projeto de Pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES – Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49/2012)
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Lucia Pereira Leite


Lucia Pereira Leite
Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação Em educação Especial (PPGEEs – UFSCar). Graduada em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/ Marília. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru e assessora científico de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES, Unesp, entre outras) e também de periódicos científicos. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Psicologia Social e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: deficiência, educação especial, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais, processos de ensino e aprendizagem, inclusão social e formação continuada. Participa como pesquisadora do projeto em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES – Acessibilidade no Ensino Superior e é líder do GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão.
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Rosimeire Maria Orlando


Rosimeire Maria Orlando
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Educação Especial: Ensino de Deficientes Intelectuais, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1996), doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de são Carlos – Departamento de Psicologia. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação – Educação Especial (UFSCar) e coordenadora da Brinquedoteca da Licenciatura em Educação Especial/UFSCar. É professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos, licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Tem experiência na área de Educação Escolar Básica e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação especial, direitos sociais das pessoas com deficiência, formação docente, prática pedagógica e educação inclusiva.
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Ana Paula de Oliveira Santana


Ana Paula de Oliveira Santana
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza, mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. É professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na graduação em Fonoaudiologia e na Pós-Graduação em Linguística. Foi coordenadora do departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia no ano de 2013. Faz parte do corpo editorial das Revistas Working Paper e Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. É pesquisadora do CNPq e CAPES (Projeto OBEDUC). É Líder do grupo de pesquisa “Linguagem, cognição e audição: implicações para a educação e saúde”. Tem interesse por estudos sobre linguagem, educação, letramento, cultura escrita, formação de professores e patologias da linguagem. Atua sob a base teórica histórico-cultural.
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Carlo José Napolitano


Carlo José Napolitano
Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara (2008), mestre em Direito pelo Centro de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino – ITE (2003) e graduado em Direito e Economia pela ITE (1997); professor do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da UNESP/Bauru. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional. Área de pesquisa: Direito fundamental à Comunicação. No momento pesquisa a temática da liberdade de expressão do pensamento.
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Danilo Rothberg


Danilo Rothberg
Bacharel em Comunicação, Mestre em Comunicação e Doutor em Sociologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. Pós-doutorado pela Open University, Inglaterra (Visiting Research Fellow, 2006-2007) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), onde foi bolsista Prodoc/Capes (2008-2009) no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – UFSCar). Atua principalmente com os seguintes temas: sociologia da comunicação; teoria e ética do jornalismo; comunicação pública e democracia digital; educação para mídia; estudos de ciência, tecnologia e sociedade; ensino de ciências; popularização da ciência.
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Willians Cerozzi Balan


Willians Cerozzi Balan
Possui graduação em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade do Sagrado Coração (1989), mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de tv, televisão, roteiro, comunicação e tv pela web.
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José Luiz Bizelli


José Luiz Bizelli
Possui graduação (1980) em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado (1990) e doutorado (2003) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras UNESP, Campus de Araraquara, e está credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Televisão Digital: informação e conhecimento (FAAC-UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCLAr-UNESP, Araraquara). Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq) intitulado Programa de Governança para a Administração Municipal, dedicando-se a pesquisar principalmente os seguintes temas: inovação, desenvolvimento sustentável, governança em instituições públicas, TICs voltadas ao Ensino a Distância e aplicativos educativos para TVDI. Fez seu Pós-doutorado no Departamento de Ciencias de la Educación, da Universidad de Alcalá de Henares (UAH), Espanha, sendo um dos responsáveis pelo convênio sobre Educação entre a UNESP e a UAH. Foi Diretor da Faculdade de Ciências e Letras Unesp Araraquara e Presidente de seu Laboratório Editorial, durante o quadriênio 2009-2012.
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Nilza Sanches Tessaro Leonardo


Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em psicopedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1997), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Especial, queixa escolar e TDAH.
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Eliana Lúcia Ferreira


Eliana Lúcia Ferreira
Possuí Pós-doutorado em Avaliação educacional do Ensino a distância pela Universidade Nacional do Ensino a distância – UNED-Espanha (2012), financiado pela Fundacion Carolina, e em Linguística com ênfase em Análise de discurso pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Doutorado e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003, 1998) homologado pelo Ministério de Educação de Madri , sob o número 91.398.6031 (2013)., especialização em Construtivismo pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Aperfeiçoamento em Música pelo Conservatório Estadual de Uberlândia , e em Educação Física Adaptada pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1992). É professora efetiva Associada I do Depto. de Fundamentos da Faculdade de Educação Física (UFJF), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF , atuou como docente do programa de pós-graduação UFJF\UFV, no período de 2009 a 2013. Desde 2009 é Coordenadora de acessibilidade da CAEFI- UFJF. Também é coordenadora geral dos cursos graduação e especialização a distância do Curso de Educação Física FAEFID-UFJF-UAB, e coordenadora do curso de Aperfeiçoamento da Rede de Formação continuada FAEFID-SECADI-MEC. É professora Líder do Núcleo de pesquisa em inclusão, movimento e ensino a distância – NGIME UFJF, coordenadora cientifica da Asociación Latinoamaricana de ciências del deporte, educación física y danza; representante do Brasil junto a International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women (IAPESGW) ; representante da International Council of Sport Science and Phisycal Education (ICSSPE).
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Rosimar Bortolini Poker


Rosimar Bortolini Poker
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp (1995) e doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp (2001). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, formação de professores, educação especial, ensino e aprendizagem do aluno com surdez e organização de sistemas educacionais inclusivos.
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Ana Claudia Balieiro Lodi


Ana Claudia Balieiro Lodi
Graduação em Fonoaudiologia (1987) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação (1996) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2004) também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade de São Paulo (USPRP), atuando na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) junto ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC) em diferentes cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Coordena o Laboratório de Apoio Pedagógico em Linguagem e Educação Especial (LaLEdE) deste Departamento. Desenvolve pesquisas na área de educação de surdos desde 1992, mais especificamente, na compreensão dos processos de aprendizagem da linguagem escrita por sujeitos surdos na perspectiva da educação bilíngue, considerando a língua portuguesa como segunda língua. Neste período iniciou seus estudos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e hoje desenvolve estudos linguísticos sobre esta língua, em uma perspectiva discursiva e enunciativa da linguagem. Em 2003 começou a atuar em projetos junto a Secretarias Municipais de Educação visando a implantação de propostas educacionais bilíngues para surdos, realizando a capacitação de professores regentes, professores surdos e intérpretes de Libras – língua portuguesa na prática cotidiana escolar com estes alunos. Atualmente coordena a proposta de educação bilíngue para surdos na Rede Municipal de Santa Cruz das Palmeiras. Tem realizado pesquisas principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue para surdos, estudos sobre a língua brasileira de sinais (Libras), desenvolvimento de linguagem por crianças surdas, ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos e formação do tradutor-intérprete de Libras – língua portuguesa.
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Silmara Sartoreto de Oliveira


Silmara Sartoreto de Oliveira
Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP/Assis (1997), Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência UNESP/Bauru (2002 e 2008). Atualmente Profa. Adj. B do Dep. Biologia Geral, Área de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Biologia da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Pesquisadora do Observatório da Educação no Projeto ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: da análise das políticas públicas educacionais ao desenvolvimento de mídias instrumentais sobre deficiência e inclusão”, junto à UNESP/Marilia, Profa. do Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização Em Ensino de Ciências – UEL e Especialista do Conselho Estadual de Educação – CEE. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências cadastrado no CNPQ e do FOPE Fórum Permanente de Prática de Ensino/UEL, Membro da Comissão de Estágio do FOPE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, pesquisas em educação e educação a distância. Parecerista ad hoc da Revista Ciência e Educação (FC/UNESP/SP), Revista Ciência e Saúde Coletiva (RJ) e Tecne, Episteme y Didaxis (Bogotá, Colômbia), atuando fortemente na área de pesquisa, ensino e extensão, orientando vários trabalhos na área educacional.
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Cristina Broglia Feitosa Lacerda


Cristina Broglia Feitosa Lacerda
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. Interesse em pesquisa na atuação do Intérprete educacional de Língua de Sinais. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ROMA) em 2003. Consultora de diversas agências de fomento e assessora para a área de surdez.Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs.
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Claudia Regina Mosca Giroto


Claudia Regina Mosca Giroto
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/Campus de Marília da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2006) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/UNESP (1998). Docente do Departamento de Educação Especial/Curso de Pedagogia, do curso de especialização em Formação de Professores em Educação Especial: apoio à escola inclusiva da FFC/UNESP/Campus de Marília/SP e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCLAr/UNESP/Campus de Araraquara/SP. Possui experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em Educação e Saúde, e atua principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia educacional, linguagem escrita, interdisciplinariedade saúde-educação, educação inclusiva, educação especial. Possui experiência como Professora Pesquisadora em Formação Continuada para professores na modalidade de ensino de Educação a Distância (Convênio SEESP/MEC). Participa, desde 1995, do grupo de pesquisa “Diferença, desvio e estigma”, certificado pelo CNPq.
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Audrei Gesser


Audrei Gesser
Graduação em Letras – Inglês/Português pela Universidade Regional de Blumenau – FURB (1994), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1999), e doutorado em Linguística Aplicada com área de concentração em Educação Bilíngue pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2006). Estágio na Gallaudet University, Estados Unidos, no ano de 2004, com financiamento concedido pela CAPES. Experiência em ensino na área de Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Tradução/Interpretação e Metodologia de Ensino de Línguas como L2, pesquisando principalmente os seguintes temas: contextos de ensino e aprendizagem da Libras como língua adicional para ouvintes, formação de tradutores/intérpretes de Libras/Português, interação intercultural/multicultural em contextos bi/multilíngües de minorias linguísticas.
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Gerusa Ferreira Lourenço


Gerusa Ferreira Lourenço
Graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar), especialista em Intervenção em Neuropediatria , mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, no eixo de Atividades e Recursos Terapêuticos. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, educação inclusiva, recursos de tecnologia assistiva.
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Ana Paula Berberian Vieira da Silva


Ana Paula Berberian Vieira da Silva
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Pós Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, atuando nos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação. Participa da Linha de Pesquisa Fonoaudiologia e os Processos de Linguagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase nos seguintes aspectos: linguagem escrita, linguagem oral, inclusão, comunicação alternativa, história, produção do conhecimento, Saúde Coletiva e Educação.
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Ana Cristina Guarinello


Ana Cristina Guarinello
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Educação pela Universidade de Bristol (1994) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor adjunto do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem escrita, bilinguismo surdos, surdez atenção, reabilitação surdez, grupos de famílias, grupos de afasia.
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Suely Maciel


Suely Maciel
Suely Maciel é docente da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp em Bauru, graduada em jornalismo, com Mestrado em Semiótica e Linguística Geral e Doutorado em Ciências da Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, tendo trabalhado em jornais, revistas, rádios e editoras universitárias. Nas áreas de ensino e pesquisa, trabalha principalmente com os seguintes temas: radiojornalismo, produção textual em comunicação, estudos do discurso midiático, linguagem e produção de sentido, análise diálógica do discurso, mídia sonora, comunicação e acessibilidade.
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Adriano Henrique Nuernberg


Adriano Henrique Nuernberg
Adriano Henrique Nuernberg é psicólogo, mestre em psicologia e doutor em ciências humanas pela UFSC. Atua como pesquisador no campo de estudos sobre deficiência, acessibilidade e inclusão. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC. É membro do Comitê Gestor da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da UFSC.
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Márcia Denise pLetsch


Márcia Denise pLetsch
Doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (UFRRJ) e, por meio de convênio interinstitucional entre a UFRRJ e a UERJ, também é líder do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais. Atualmente é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e editora adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial. Coordena o Observatório da Educação (CAPES) com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência intelectual.
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Alexandra Ayach Anache


Alexandra Ayach Anache
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Pós Doutorado em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. É professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, e avaliação psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência intelectual, educação, psicologia e educação inclusiva. Coordena a Divisão de Acessibilidade e ações afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UFMS.
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Elsie Alejandrina Pérez Serrano


Elsie Alejandrina Pérez Serrano
Possui doutorado em Pedagogía pelo Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: necesidades educativas especiales, logopedia y fonoaudiología, educación preescolar, prevención e tartamudez.
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Andrea Jimena Viera Gomez


Andrea Jimena Viera Gomez
Doutoranda pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación em UDeLaR, Universidad de la República, Uruguay com título: Tecnologías de la lengua y de la comunicación en la Educación Especial en niños con parálisis cerebral, iniciado em 2014. Tem experiência na área de Educação atualmente trabalha na Facultad de Psicología – UDeLaR /Montevideo / Uruguay.
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Lucinéa Marcelino Villela


Lucinéa Marcelino Villela
Possui graduação em Letras com Bacharelado em Tradução pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Docente de Língua Inglesa da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), UNESP, Bauru, Departamento de Ciências Humanas. Suas pesquisas de mestrado e doutorado foram sobre Tradução Bíblica. Como experiência de gestão no âmbito acadêmico conta com as atividades de Coordenação de Curso de Bacharelado em Tradução e de Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Língua Inglesa. Tem experiência de atuação como docente nas áreas de Linguística Aplicada e Comunicação, atuando principalmente nas seguintes disciplinas:Língua Inglesa, Teoria e Prática da Tradução. Seu foco de pesquisa atual encontra-se na área de Tradução Audiovisual com projetos voltados à acessibilidade: áudio descrição e legendagem para surdos e ensurdecidos.
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Diléia Aparecida Martins


Diléia Aparecida Martins
Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Educação pela PUC Campinas. Especialista em Educação Especial pela UNIRIO, Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UNESP. Possui graduação em Pedagogia com Formação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Atualmente é professor de educação especial da Prefeitura Municipal de Campinas e professor da disciplina política educacional no curso de especialização em Tradução/Interpretação Libras Português da Universidade Federal de São Carlos. Participa como estudante do grupo de pesquisa surdez e abordagem bilíngue. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, educação de surdos, língua brasileira de sinais, educação especial e interpretação libras/língua portuguesa.
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Sueli de Fátima Fernandes


Sueli de Fátima Fernandes
Doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2003); Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (1998); Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Paraná (1992); Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1988). Professora do Setor Ciências Humanas da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR – Linha de Pesquisa: Políticas educacionais. Coordenadora do Curso de Graduação em Letras Libras (UFPR). Pesquisadora na área de Educação Especial, Educação Bilíngue para Surdos e Letramento/Ensino de português como segunda língua para surdos. Autora de livros na área da educação especial e educação de surdos.
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