Dissertações e Teses

Produção acadêmica entre 2013 e 2016


Produção acadêmica entre 2013 e 2016
Produção acadêmica entre 2013 e 2016

Produções em Andamento

Teses de doutorado em andamento

CUNHA. M. D. da.  As políticas públicas de inclusão no Ensino Superior: Um olhar para os servidores públicos de universidades. Doutorado em andamento em Educação Escolar. Faculdade de Ciências e Letras, sob a orientação do Dr. Jose Luis Bizelli, Faculdade de Ciências de Letras de Araraquara – Unesp, em coorientação de Lucia Pereira Leite, da Faculdade de Ciências – Unesp, Bauru,  Brasil. 2015/2017

MARTINS, D. A. Acessibilidade e exame nacional do ensino médio: desafios para a escolarização de estudantes surdos. 2014. Folhas.Tese de Doutorado em andamento. Educação Especial. sob orientação da Dra Cristina Broglia Feitosa Lacerda Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, 2013/2017

Dissertações de mestrado em andamento

2016

BACARIN. A. P. Acessibilidade no Ensino Superior na perspectiva de funcionários: reflexões a partir da teoria histórico-cultural. Dissertação de mestrado em andamento em Psicologia. Universidade Estadual de Maringá – UEM, sob a orientação da Profª Drª Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Maringá, 2016.

SILVA. A. L. B. Os leitores universitários e as práticas de leitura em Braille. 2016. Dissertação de Mestrado em andamento em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC, sob a orientação da Profª Drª Ana Paula Oliveira Santana, Santa Catarina, 2016.

COSTA. L. D. Letramento junto a universitários com e sem deficiência. Dissertação em mestrado em Distúrbio da Comunicação. Universidade Tuití Paraná – UTP/PR, sob a orientação da Profª Drª Ana Paula Berberian Vieira da Silva, Paraná, 2016.

2015

CICILINO. J. E. M. Políticas de formação na educação de surdos. 2015. Dissertação de Mestrado em andamento em Educação Escolar, sob a orientação Claudia Regina Mosca Giroto, Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências FFCLAR/UNESP, Araraquara 2015.

MARTINS. W. A. Educação e Direitos Humanos – Pessoas com deficiência: sua representação na mídia e sua inclusão no ensino superior. 2015. Folhas. Dissertação de Mestrado em andamento Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, sob orientação da Dr. Carlo José Napolitano. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC – UNESP, Bauru, 2015.

MUTTÃO, M. D. R.Formação de professores, educação de surdos e a produção científica na pós-graduação. 2015. Folhas. Dissertação de Mestrado em andamento em Educação, sob a orientação Ana Claudia Balieiro Lodi da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, 2015.

SILVA. R. C. D. da. Educação bilíngue para surdos segundo os textos das políticas estaduais e do distrito federal. Dissertação de Mestrado em andamento em Educação Especial, sob orientação da Dra Sandra Eli S. Oliveira Martins. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, 2015.

2014

GALVADÃO, N. Surdez e acessibilidade no ensino superior: análise do contexto pedagógico. 2014.. Dissertação de Mestrado em andamento em Educação Especial, sob orientação da Dra Sandra Eli S. Oliveira Martins. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, 2014.

LOUZADA, J. C. A. A formação de professores: fundamentos da educação inclusiva e LIBRAS nas aulas de Educação Física. 2014. Dissertação de Mestrado em andamento em Educação Especial, sob orientação da Dra. Sandra Eli S. de O. Martins. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, 2014.

Produções concluídas

Teses de doutorado concluídas

PEREIRA, C.E.C. Inclusão no Ensino Superior: percepção de professores e funcionários para análise da política e gestão universitária pós LDB 1996. 2014. Folhas. Tese de Doutorado em andamento Educação Escolar. sob a orientação do Dr. Jose Luis Bizelli Faculdade de Ciências e Letras. UNESP, Bauru, 2013/2017

Dissertações de mestrado concluídas

2016

ALMEIDA, J. G. A de.  A individua(liza)ção do sujeito: significados e deslocamentos da/na articulação das pessoas com deficiência no ensino superior e na sociedade. 2014. Dissertação de mestrado em andamento de Educação, sob orientação da Profª Drª Eliana Lucia Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora. UFJF, Juiz de Fora, 2014.

GARCIA, R. A. B. Acessibilidade no ensino superior na perspectiva de alunos: reflexões a partir da teoria histórico-cultural. Dissertação de Mestrado em Psicologia, sob orientação Nilza Sanches Tessaro Leonardo Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, 2016. Arquivo da Dissertação (.pdf 1.5MB)

SILVA, K. C. Condições acessíveis de formação: o ponto de vista de universitários com deficiência. Dissertação de Mestrado no Programa de educação, sob orientação da Dra Sandra Eli S. Oliveira Martins, Faculdade Filosofia e Ciências – Unesp, Marília, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/138845

SILVA, R. Q. da. Intérprete de Libras No Ensino Superior: Agente/Educador Transformador no Processo de Ensino Aprendizagem de Alunos Com Surdez. Dissertação de Mestrado em Distúrbios da Comunicação da Universidade de Tuiuti, sob a orientação da Dra. Ana Cristina Guarinello. Paraná, 2016. Arquivo da Dissertação (.pdf 847KB)

MOURA, A. F. de. Acesso Ao Ensino Superior: A Expectativa Do Aluno Surdo Do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, sob orientação da Dra Lucia Pereira Leite Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP, Bauru, 2016. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/DetalhaDocumentoAction.do?idDocumento=822

2015

BRANCO, A. P. S. C. Análise das condições de acessibilidade no Ensino Superior: um estudo com Pós-Graduandos. 2015. 165 f. Dissertação de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, sob orientação da Dra Lucia Pereira Leite. Unesp, Bauru, 2015. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/ BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/ DIS_MEST/DIS_MEST 20150223_BRANCO%20ANA%20PAULA%20 SILVA%20CANTARELLI.pdf

CIANTELLI, A. P. C. Avaliação das condições de acessibilidade no ensino superior: contribuições da psicologia. 2015. Dissertação de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, sob orientação da Dra Lucia Pereira Leite. Unesp, Bauru, 2015. Disponível em: http://www.fc.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-doutorado/psicologia-do-desenvolvimento-e-aprendizagem/dissertacoes/dissertacoes/

COSTA, O. S. Implementação da disciplina de Libras nas Licenciaturas em município do interior de São Paulo. 2015. 87 f. Dissertação de Mestrado em Educação Especial. sob orientação da Dra Cristina Broglia Feitosa Lacerda, UFSCar, 2015. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/ tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php? codArquivo=8386

GRANATO, M. S. Qualidade Da Informação Nos Portais Eletrônicos Governamentais Brasileiros: Análise Da Comunicação Pública Sobre Os Direitos Da Pessoa Com Deficiência. 2015. 105 f. Dissertação de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2015. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/136680

MONTEIRO, A. L. O acesso e permanência de aluno surdo na pós-graduação: questões linguísticas e educacionais, sob orientação de Dra Ana Paula Santana, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC/Santa Catarina, 2015. Arquivo da Dissertação (.pdf 1.9MB)

2014

LEONEL, W.  H. dos S. O processo de escolarização básica do deficiente intelectual e os desafios da prática docente: um debate relevante ao ensino superior. 2014. 260 folhas. Dissertação de mestrado em Psicologia. Universidade Estadual de Maringá – UEM, sob a orientação da Profª Drª Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Maringá, 2014. Disponível em: http://www.ppi.uem.br/Dissert/ PPI_UEM_2014%20Waleria.pdf